.comment-link {margin-left:.6em;}

Ar Fresco

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Os desenhos do Demo...

Os cartoons que por aí circularam levaram ao ódio e às manifestações mais absurdas que não imaginava, mesmo em fundamentalistas islâmicos.

1. Só recentemente percebi o que esteve por detrás desta "ideia" de publicar os referidos cartoons. A opção editorial, ao que parece, foi demonstrar que existe liberdade de expressão e que não "temos" (os responsáveis pela publicação) medo de caricaturar o profeta Maomé.

2. Acho que os cartoons não têm grande qualidade, e não se adequaram ao público-alvo; segundo julgo saber seriam ilustrações para crianças...

3. Por outro lado, a reacção de muitos islamitas, fundamentalistas (só pode), é que é provocatória, perigosa e sem senso comum. Perante uns míseros cartoons reagir desta forma, com manifestações de ódio, de morte ao Ocidente, de ameaças de novos atentados, já para não falar na queima de bandeiras e de embaixadas, violência e destruição. Isto nunca poderá ser desculpável!

4. Ultimamente o Ocidente tem um complexo de culpa que não compreendo. qualquer acto, por mais injusto que seja, por mais cruel e desumano, tem sempre algures uma origem no europeu colonizador e explorador. A crescente onda anti-americana e a movimentação de muita esquerda e extrema-esquerda, no sentido da desculpabilização do terrorismo, tem dado mais força aos terroristas e dividido a "sociedade ocidental".

5. Os europeus, a ONU e quaisquer outras instituições não têm de pedir desculpa por nada. Se havia alguém que deveria pedir desculpas seria sempre o editor, o jornal e os próprios "cartoonistas". Os países que se sentissem incomodados e ofendidos poderiam e deveriam fazer chegar até ao governo dinamarquês notas da sua indignação.

6. Não sei como a notícia dos cartoons foi veiculada nos países do Islão. Impressiona-me mais que não se incomodem com todos os atentados suicidas, junto de inocentes, com todos os raptos e mortes em vídeo que daí advieram, em nome do Islão. Sei que há islamitas moderados e islamitas fundamentalistas. Só não sei e não compreendo por que razão se ouve tanto os segundos e pouco os primeiros. Mesmo sendo Maomé uma figura sagradíssima para o Islão e podendo mesmo ser uma ofensa gravíssima; impressiona-me mais a falta de repúdio pelos atentados que tantos mortos iraquianos, tantos afegãos, tantos palestinianos e até israelitas têm causado.

7. Onde estava o pedido de desculpas aos EUA quando os mesmos islamitas fundamentalistas festejavam o 11/9 e o 11/3 e o 7/7 nas ruas do Médio Oriente.

8. Chega de tanta hipocrisia. Pelos direitos da liberdade de expressão, mesmo quando ela é usada para fins desastrosos, mesmo quando a expressão não tem qualidade!

1 Comments:

  • Concordo largamente com o que dizes TA, mas ao presenciar o desenrolar destes acontecimentos muitas vezes me quustiono se as diferenças de opinião entre Oriente/Ocidente não terão mais a ver com difernetes culturas: enquanto para mim a vida humana está acima de tudo, e consequentemente tudo o que for feito para a atacar terá de ser duramente criticado, para muitos fundamentalistas, o que está acima de tudo é a sua religião, ainda para mais, vista de forma totalmente "cega" de forma a que esse amor pela sua religião suplante tudo: inclusive a violencia ou a prórpia vida humana!reduzem-se a nada quando comparadas á omnipotente religião!
    Infelizmente...

    By Anonymous Anónimo, at 6:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home